Plano de Aula Literatura Infantil Conto
Os Três Porquinhos
TEMA – Os Três Porquinhos
Elaboração: Nil Carvalho[1]
Objetivos:
·
Reconhecer os personagens da História
– Os Três Porquinhos
·
Ordenar letras formando o nome das
casinhas dos porquinhos
·
Listar as comidas dos porquinhos (a
partir de desenhos)
·
Recortar, colar palavras para completar
frases;
·
Observar figura, contar de 2 em 2 e
registrar o resultado nos quadrinhos,
·
Apreciar vídeo- 3 terríveis porquinhos;
·
Confeccionar as casinhas dos Três
Porquinhos
·
Ouvir a letra da música do conto- Os
Três Porquinhos em note book;
·
Desenvolver o gosto pela leitura.
Duração: 4 horas
Eixos de trabalho/Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita : Reconto da História – Os Três Porquinhos
Matemática - Contagem de 2 em 2 até 06
Arte:
Pintura, modelagem, confecção, recorte e colagem.
Procedimentos Metodológicos:
1º Momento: Socialização- momento livre de brincadeiras e
convivências entre si. Nessa primeira meia hora de aula as crianças manuseiam
os brinquedos livremente, sob observação da professora.
2º Momento: Hora da rodinha- Oração-, seguida do
repertório das músicas dos contos clássicos/ou músicas diversificadas do
repertório das crianças
3º Momento: Preenchimento
do calendário- Quantos somos?
4º Momento: Assinatura do Aluno no Livro de Ponto,
seguida da chamada dos alunos na lista de frequência.
5º Momento: Hora da história – A
professora organiza as crianças (sentados em esteiras) no centro do chão
da sala e apresenta para os mesmos o Slide- 3 Terríveis Porquinhos
6º Momento: Conversa informal sobre o vídeo, seguida dos
seguida dos questionamentos orais:
__ vocês conheciam a história dos 3
Terríveis Porquinhos?
___ Conhecem outra história de
Porquinhos? Qual?
___ Qual foi a Parte que você mais
gostou dessa nova versão dos três porquinhos?
___ como foi o final deste conto,
Gostaram?
Desenho livre com pintura dos
personagens apresentado no slide
6º Momento: A professora faz a leitura do Conto – Os Três
Porquinhos, pausadamente, perguntando as crianças a cada parágrafo lido sobre o
contexto da leitura.
7º Momento: Lanche
8º Momento: Atividade- A professora orienta as
crianças a nomear as partes do porquinho a partir do banco de palavras
9º Momento: Outra atividade- A professora orienta as crianças
a contarem de 2 em 2 a quantidade de filhotes de cada porquinho, registrando no
quadrinho, seguida da contagem dos três filhotes juntos, e assim obter o
resultado registrando no quadrinho.
10º Momento: Atividade para casa- Observar figuras,
recortar e colar palavras para completar frases
Recursos: Slide, notebook, DVD (contos clássicos)
atividades impressas, papelão, papel cartão, folhas de coqueiro, palitos
de fósforos, palitos de picolé, cartolina, tesoura, lápis de cor e de
cera
Avaliação: Observar o desempenho e a participação das
crianças no momento confecção das casinhas dos três porquinhos,
como também as atividades realizadas em sala de aula.
[1]
Disponível em: http://www.ideiacriativa.org/2015/01/plano-de-aula-literatura-infantil-conto.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+IdeiaCriativa+%28IDEIA+CRIATIVA%29
Acesso em 16 de janeiro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário