Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação desde 1997 - Obrigado Pela Visita! Ano Letivo - 2023

História de Olivença/AL



Etimologia
Em 1898, provenientes de Lagoa da Canoa, instalaram-se na região duas famílias: a de Manoel Vieira de Oliveira e a de Belarmino Vieira de Oliveira. Iniciou-se, assim, o desenvolvimento da região com a implantação de pequenos sítios e também com a agricultura e pecuária. O lugar ficou conhecido como "Capim" e teve este nome até a emancipação política. O nome Olivença caracteriza a junção dos sobrenomes das famílias fundadoras do município.

Demografia
O município de Olivença possui 11.057 habitantes, dos quais 28,46% em área urbana e os outros 71,54% em área rural; a população de Olivença é composta principalmente por homens.

História
A história de Olivença inicia-se por volta de 1850. Em seus primeiros registros constam, nessa época, apenas um pequeno lugarejo pertencente ao território do município de Santana do Ipanema, com alguns poucos habitantes, entre eles, Antonio Serapião, Manoel Justino e Manoel Luiz da Costa. Quase 50 anos depois, em 1898, provenientes de Lagoa da Canoa, instalaram-se na região duas famílias: a de Manoel Vieira de Oliveira e a de Belarmino Vieira de Oliveira, que iniciaram o desenvolvimento da região com a implantação de pequenos sítios e dedicando-se à agricultura e pecuária. O lugar ficou conhecido como "Capim" e teve este nome até a emancipação política. Cumprindo a tradição entre os ricos proprietários de terras do interior de Alagoas, as próprias famílias construíram uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do povoado. A matriz que existe até hoje só foi construída em 1938, mesma época da instalação da feira do povoado. A Vila do Capim foi crescendo e, em 1930, já tinha características de uma pequena cidade, mesmo ainda sendo povoado de Santana do Ipanema. Neste mesmo ano, os moradores tentaram a autonomia administrativa, tendo como principais líderes João e Odilon Vieira. Em 1959, através da lei 2.092, Capim foi elevada à condição de município autônomo com o nome de Olivença, que caracteriza a junção dos sobrenomes das famílias fundadoras do município.
Localização
Com uma área territorial de 173km² e situado a aproximadamente 248km de Maceió, Olivença se localiza no sertão de Alagoas. O município faz divisa ao norte com Santana do Ipanema e Dois Riachos; a sul com Olho d’Água das Flores; a oeste também com Olho d’Água das Flores e a leste com Major Isidoro. Coordenadas geográficas – 09° 31'07" de latitude sul e 37° 11'26" de longitude oeste de Greenwich (W. Gr.), sua altitude é de 231 metros. O acesso a partir de Maceió é feito através da rodovia pavimentada BR-316, AL-130 e AL-125, com percurso total em torno de 248km.

Clima
O clima é do tipo tropical chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo prolongar até outubro. Máxima de 35° C e mínima de 22° C.

Vegetação
A vegetação da região é formada por florestas subcaducifólica e caducifólica, próprias das áreas agrestes.

Relevo
O município de Olivença tem parte de sua área - cerca de 60% - inserido na unidade geoambiental do planalto da borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. O restante de sua área - cerca de 40% - está inserida na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que se trata de uma paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave–ondulado, cortado por vales com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingem grande parte do sertão nordestino.

Hidrografia

O município de Olivença está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, sendo banhado pela sub-bacia do rio Ipanema, cujos principais afluentes são: o rio Dois Riachos e o riacho da Palha. O padrão de drenagem predominante é o dendrítico. O sistema fluvial deságua no rio São Francisco.

Política
Em 2006, segundo os dados do IBGE, o colégio eleitoral do município de Olivença contava com 7.783 eleitores, cerca de 70% da população. Prefeito do município desde 2008, Jorginaldo Vieira de Meneses (o Véio), do PP – Partido Progressista, na coligação Por amor a Olivença.

Saúde
O município conta com 6 estabelecimentos de saúde do SUS. Não há divulgação do número de óbitos ocorridos nos estabelecimentos de saúde.

Economia
Segundo os dados do IBGE, o principal produto agrícola produzido em Olivença é o feijão. O município também produz milho, algodão herbáceo, mandioca e castanha de caju.
Olivença faz parte da bacia leiteira de Alagoas, e é um dos 17 municípios que pasteurizam praticamente todo o leite que abastece o estado. O pólo da bacia leiteira de Alagoas é considerado o mais abrangente na produção de leite in natura da região Nordeste, formada por aproximadamente 2.500 produtores rurais, os quais geram 25.000 empregos diretos. Sua produção atinge todas as capitais do Nordeste e algumas capitais do Sudeste do Brasil.

Saneamento Básico
Olivença será um dos 14 municípios do sertão que irá se benefeciar com a construção do aterro sanitário regional. Para apoiar a operação do aterro sanitário, serão instaladas também unidades de transbordo e reciclagem em pontos estratégicos da região. As áreas degradadas pelos lixões em cada município serão recuperadas após a implantação do aterro sanitário.

Educação

Olivença conta com 28 escolas de ensino fundamental: 27 municipais e 01 estadual. Para o ensino médio há somente 01 escola estadual. Em 2009, foram realizadas 3361 matrículas: 3.125 para o ensino fundamental e 236 para o ensino médio.

Frota 2009:
Automóvel - 239 automóveis
Caminhão - 19 caminhões
Caminhão trator - 0 caminhões trator
Caminhonete - 95 caminhonetes
Micro-ônibus - 7 micro-ônibus
Motocicleta - 521 motocicletas
Motoneta - 37 motonetas
Ônibus - 4 ônibus
Trator de rodas - 0 trator de rodas

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)!

Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre!

"Em alguns momentos, eu a decepcionarei, em outros você me frustrará, mas, se tivermos coragem para reconhecer nossos erros, habilidade para sonharmos juntos e capacidade para chorarmos e recomeçarmos tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias, então nosso amor será imortal."

- Augusto Cury

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Lista dos alunos 2024 por ordem alfabética

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLIVENÇA – ALAGOAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CUL...